Os 10 blocos gays (e friendlys) mais legais para curtir o Carnaval 2017 em São Paulo!

Vai ficar por Sampa e quer curtir o carnaval de rua mais fervido do Brasil? Ou melhor, é turista e não sabe onde curtir aquela galera linda de SP nas ruas desse carnaval? Blocos gays vão além de pegação e aventuras, é se libertar e ser você mesmo com amigues, crushs e quem mais vir… claro, na nossa cidade em pleno carnaval é tranquilo sair com o boy em qualquer bloquinho, mas nós do Três decidimos selecionar os 10 mais que curtimos e recomendamos 😉

Separamos 10 blocos gays e (bem) simpatizantes de São Paulo que irão dar o que falar esse mês, confira:

 

1 – Bloco do Chá Rosa com Alinne Rosa

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Cha Rosa

A Maior festa do Brasil que tem suas raízes Paulistas desde 2010, presenteia novamente o seu público, levando para as ruas de São Paulo toda magia e encanto do seu bloco de carnaval! A parceria de sucesso com a cantora Baiana Alinne Rosa, se repete para sacudir a cidade com aquele tempero de alegria e diversão que só o Chá da Alice sabe fazer!

O Bloco do Chá já é tradição na terra da garoa e esse ano promete encantar ainda mais os “Aliceados”.

Inspirado no tema de Eva e sua maçã verde a pergunta que o bloco do Chá faz é: Você está preparado para as Tentações de Alinne Rosa? O Bloco do Chá é a fantasia! Então caia no clima, junte os amigos e libertem-se!

QUE DIA: 18/02/2017
CONCENTRAÇÃO: Av. Faria Lima (em frente ao Bar Pirajá)
TRAJETO: Faria Lima / Largo do Batata
HORÁRIO 15h às 20h

 

2 – Gambiarra – O Bloco + Tiago Abravanel

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Gambiarra

Um dos meus favoritos, é hora de botar o bloco mais legal de Sampa na rua… carnavalizar a vida e espalhar glitter pela cidade! Pelo terceiro ano consecutivo, a Gambiarra sairá de uma casa noturna e invadirá as ruas da Cidade de São Paulo em um trio elétrico, renovando pelo segundo ano a parceria com Tiago Abravanel!

Em todo o trajeto do Bloco, muita música brasileira, a grande tradição das noites na Gambiarra e mais o show do neto do patrão, Tiago Abravanel. Convide todos os seus amigos e vamos colorir essa cidade e lavar a alma. É Carnaval, é hora de se jogar na Folia, é de graça! Um dos blocos gays mais legais e diversificados, o flerte é garantido ;P

QUE DIA: 19/02/2017
CONCENTRAÇÃO: Av. Faria Lima (em frente ao Bar Pirajá)
TRAJETO: Faria Lima / Largo do Batata
HORÁRIO 14h às 19h

 

3 – Bloco Sereianos

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Sereianos

Alô Sereianos! Depois de muita espera, o projeto está pronto para convocar todo o povo marítimo. Separem mais uma vez as conchas, o glitter e vamos botar a cauda na avenida… dos blocos gays, esse é o mais glamouroso e glitterinado, acredite!

Depois do sucesso da estreia ano passado, o Bloco Sereianos volta em 2017 com muito mais amor pra dar! Um dos destaques dos blocos gays da nossa cidade, Sereianos vai além dos carnavais… é um estilo de vida e uma forma de participar do universo queer sem frescura!

Vamos trazer o mar pra SP de novo?! Ah, e se está procurando a fantasia e coroa bafo dos 7 mares?
A galera do Sereianos ajuda! Na fanpage deles tem uma galera pronta pra ajudar 😉

QUE DIA: 18/02/2017
CONCENTRAÇÃO: Rua Bento Freitas, 366
TRAJETO: Rua Bento Freitas / Rua Rego Freitas / Largo do Arouche
HORÁRIO 16h às 22h

 

4 – Bloco MinhoQueens

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Minhoqueens

Alô alô GRAZADEUS o Bloco MinhoQueens está de volta para mais um #CarnavalRedondo… sim, as queens com apoio de Skol vão tomar conta do Minhocão, no centrão de Sampa. Ajeita o picumã, sobe no salto 15, prepara as “brusinha” de paetê, se monta na make e corre pra esse bloco que é #gritaria, #babado e #confusão com esse que é um dos mais gays dos blocos gays da poha toda <3

Se monte no respeito, no amor, no glitter e corre, manas! Aqui tem espaço pra todo mundo!
POP • FUNK • DRAG HITS • CARNAVAL • BRASILIDADES • GLITTER • SUOR • AMOR E O PODER•
Venham PAOLAS, venham BRACHOS, venham NAZARÉS e TEDESCOS, vem INÊS e o BRASIL todo!

QUE DIA: 25/02/2017
CONCENTRAÇÃO: Largo do Arouche
TRAJETO: Largo do Arouche / Minhocão
HORÁRIO 15h às 21h

 

botao-2017-tres-de-paus_f

 

 

5 – Bloco Pop do Cassete

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Pop do Cassete

Alô, alô comunidade! É isso mesmo, hein? Dos blocos gays da lista, esse é pop da gema!

O Papel Pop coloca seu bloco na rua pela primeira vez! O carnaval chegou e é hora de desfilar com a Unidos de Santa Cher, de entrar em formation com a Bey, de fazer fantasia de grupo com as fases da Gaga, de ficar mais louca que a Britney em 2007, rebolar a bunda melhor que a Anitta e curtir o carnaval mais pop de São Paulo!

Chama os amigos e prepara a fantasia! Vale qualquer personagem da cultura pop: música, cinema, séries… Pode ser a Madonna, o Bowie, a Eleven, o Batman, a Ariel e até o Chapolin! Vale coberto de glitter, vale sem fantasia nenhuma, vale tudo que te deixar feliz!

QUE DIA: 18/02/2017
CONCENTRAÇÃO: Praça da República
TRAJETO: Praça da República / Av. Ipiranga
HORÁRIO 15h às 20h

 

6 – Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Baixo Augusta

Um dos mais tradicionais e friendly da cidade, o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta foi fundando em 2009 para celebrar a diversidade e revitalização da região por uma turma de amigos que reunia empresários e moradores da região e entusiastas do Baixo Augusta enquanto território livre de manifestações culturais e boêmia.

A história do bloco se confunde com o processo de retomada do carnaval de rua cidade. Com uma postura ativista diante da necessidade de batalhar pelo direito ao lazer e à ocupação das ruas, o Acadêmicos do Baixo Augusta se tornou ao longo de 8 desfiles,o maior bloco de carnaval de São Paulo tendo reunido em 2016 cerca de 200 mil pessoas. Esse ano, segura, olha quem vai participar:

Simoninha (Puxador), Alessandra Negrini (Rainha), Fafá de Belém, Tulipa Ruiz (Madrinha), Tiê, Marcelo Rubens Paiva (Porta Estandarte), Edgard Scandurra, Taciana Barros, Alexandre Nero, Paula Lima, Max de Castro e muito mais!

Quer ver galera do bem, celebs e muito samba no pé (de verdade)? Corre pro Acadêmicos e se joga!

QUE DIA: 19/02/1027
CONCENTRAÇÃO: Rua Consolação (Belas Artes)
TRAJETO: Rua Consolação até rua Xavier de Toledo
HORÁRIO: 16h (concentração), 17h começa!

7 – Bloco Tô de Bowie

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco To de Bowie

Para as manas hypster/cult que querem mesmo um bom rock na levada carnavalesca, Tô de Bowie é uma ótima pedida. Na sagrada ressaca da terça-feira de carnaval, 28/2, estaremos todos de Bowie.

No último dia de Carnaval de 2016 a surpresa veio da região central, com o bloco temático em homenagem ao músico do David Bowie. O Tô de Bowie arrastou cerca de 40 mil pessoas, de acordo com número da CET, pela avenida Rio Branco, passando pelo Largo do Paissandú até o Vale do Anhangabaú, onde terminou o trajeto já sem muito foco no músico. Pela manhã, a página do evento no Facebook contava com quase 45 mil confirmados. No ano passado tiveram elogios mas muitas reclamações, como repetição de música e as execuções ao vivo… bora ver se Bowie nos abençoa esse ano!

QUE DIA: 19/02/1027
CONCENTRAÇÃO: 14h, na Praça Princesa Isabel
TRAJETO: Av. Rio Branco / Largo do Paissandú / Parque Anhangabaú
HORÁRIO: 15h – 20h

 

8 – Bloco Meu Santo é Pop

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Santo é Pop

Manas reunidas para a terceira edição do Bloco Meu Santo é Pop? 2k17 o bloco vai encerrar o carnaval de SP, lacrando ao som do pop!

O estouro de calcinha está garantido! Tome um banho de glitter, solta esse picumã, segura a latinha de cerva gelada na mão e só vem! Vai ser muito hit em um só bloquinho!

A ideia de música pop no Carnaval de rua de SP veio, segundo a galera do Feice, com Meu Santo é Pop e arrastou multidões ao longo de 3 anos de existência… espere gritaria, bagunça e pegação, mas poucos boys mais velhos, se é do seu gosto 😉

QUE DIA: 04/03/1027
CONCENTRAÇÃO: 14h, na rua Augusta com a rua Antonia de Queiroz
TRAJETO: Rua Augusta / Praça do Patriarca
HORÁRIO: 15h – 20h

 

9 – Bloco Tarado Ni Você

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Tarado Ni Você

O bloco Tarado Ni Você nasce da ideia de reviver o Carnaval de marchinhas, explorando a ampla discografia do grande Caetano Veloso. Artista detentor de uma vasta obra musical, Caetano consegue entrar em contato com os nossos sentimentos mais íntimos – aqueles que nos conduzem ao transe coletivo.

Ao longo da sua trajetória, Caetano conquistou um céquito de adoradores da “filosofia caetânica de ser“. Por isso, os organizadores acreditam que esse artista merece homenagens que celebrem sua música. A força intelectual e emotiva de canções de Caetano impulsiona a formação de Tarado Ni Você.

QUE DIA: 25/02/1027
CONCENTRAÇÃO: 14h, na Avenida São João
TRAJETO: Av. São João / Av. Consolação (a confirmar)
HORÁRIO: 14h – 20h

 

10 – Bloco Agora Vai

0204_Blocos Gays de São Paulo_Bloco Agora Vai

Estatuto do Bloco Carnavalesco e Recreativo Agora Vai :
1° artigo: Todos, sem exceção, tem direito a voto, vez, voz e veto, vez, voz, veto e voto, a ordem depende do humor. 2° artigo: Jamais, nunca e em nenhuma hipótese, venderemos a nossa alma, nem que seja pro Diabo: poder público, gravadora, poder privado, políticos. O que queremos é vadiar! (nada de abadá, camiseta e ou boné). 3° artigo: Nunca haverá assinatura de um único autor para o samba+enredo+marchinha. 4° artigo: Não ter mais artigos.

Outro clássico do carnaval de rua de São Paulo… antes mesmo desse frisson gay pela ferveção no centro de Sampa nessa época, o Agora Vai rodava as regiões mais periféricas com marchinhas tradicionais e originais.

QUE DIA: Ainda sem data definida
CONCENTRAÇÃO: é sempre às 15h nas ruas Tagipuru ou rua Marta
TRAJETO: Zona Oeste
HORÁRIO: 15h – A definir

Você não vai ficar de fora, né?
Então confira todos os blocos que vão fazer o chão da cidade tremer no aplicativo gratuito Blocos SP.

O app, disponível para as principais plataformas traz datas, locais e endereços dos bloquinhos. Tudo para que o seu Carnaval de 2017 seja ainda mais divertido! Tem dicas de outros blocos gays babadeiros? Manda pra gente!

 

OUTROS BLOCOS DE RUA EM SÃO PAULO

Blocos confirmados

11/02

Bloco do OPA!
Subprefeitura: Vila Prudente
Concentração: Praça Centenário, próximo à Rua Cananéia
Data: 11 de fevereiro, às 13h

Bloco Banda Grande Família
Subprefeitura: Moema
Concentração: Bar do Julio, na Avenida Moema
Data: 11 de fevereiro, das 10h às 17h

Carnaval na Praça
Subprefeitura: Barra Funda
Concentração: Praça Cívica do Memorial da América Latina
Data: 11 e 12 de fevereiro, às 13h
14/02

Cordão Carnavalesco Rua do Samba Paulista
Subprefeitura: Freguesia do Ó
Concentração: Instituto Cultural Samba Autêntico, na Rua Icatuaçu
Data: 14 de fevereiro, às 10h
17/02

Bloco Nega Fulô e Palhaço Bebum
Subprefeitura: Vila Buarque
Concentração: Bar da Cidade, na Rua General Jardim
Data: 17 de fevereiro, às 17h
18/02

Bloco Perdendo a Linha
Subprefeitura: Caxinguí
Concentração: esquina das ruas dos Três Irmãos e Regente Leon Kaniefsky
Data: 18 de fevereiro, às 14h

Bloco Casa Comigo
Subprefeitura: Centro
Concentração: Av. Brigadeiro Faria Lima
Data: 18 de fevereiro, às 11h

Bloco Passaram a Mão na Pompéia
Subprefeitura: Pompéia
Concentração: Rua Ministro Ferreira Alves
Data: 18 de fevereiro, às 13h

Bloco do Pedal
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Praça Professor Noé de Azevedo
Data: 18 de fevereiro, às 17h

Não Tô bem, Não Tô bem
Subprefeitura: Lapa
Concentração: Largo da Lapa
Data: 18 de fevereiro, às 14h

Bloco Ritaleena
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: esquina das ruas Joaquim Nunes e Pinheiros
Data: 18 de fevereiro, às 14h

Bloco Liberte a Ivonete
Subprefeitura: Chácara Santo Antônio
Concentração: Rua Verbo Divino
Data: 18 de fevereiro, às 13h

Bloco Me aBrasa
Concentração: Rua Humberto
Data: 18 de fevereiro, às 15h

Me Fode que Eu Sou Produção
Subprefeitura: Centro
Concentração: Praça Roosevelt
Data: 18 de fevereiro, às 15h

Bloco Turma do Funil
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Avenida Onze de Junho
Data: 18 de fevereiro, às 14h
19/02

Bloco Amigos da Vila Mariana
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Rua Pelotas
Data: 19 de fevereiro (horário não confirmado)

Bloco do Paulicéia
Subprefeitura: Vila Paulicéia
Concentração: Praça Lions Jardim São Paulo
Data: 19 de fevereiro, às 13h

Bloco Acadêmicos da Nove de Julho
Subprefeitura: Bela Vista
Concentração: esquina ruas Itapeva e Pamplona
Data: 19 de fevereiro, às 10h30

Bloco da Abolição
Subprefeitura: Bixiga
Concentração: Praça General Craveiro Lopes
Data: 19 de fevereiro, às 13h

Bloco do Fervo
Concentração: Av. Luiz Dumont Vilares
Data: 19 de fevereiro, às 14h

Bloco CarnaBelém
Concentração: Largo São José do Belém
Data: 19 de fevereiro, às 15h
22/02

Banda do Candinho
Subprefeitura: Bixiga
Concentração: esquina das ruas Santo Antônio e Treze de Maio
Data: 22 de fevereiro, às 18h

23/02

Bloco A PUC Que Te Pariu
Subprefeitura: Perdizes
Concentração: rua Ministro Godói
Data: 23 de fevereiro, às 18h

25/02

Bloco do Urubó
Subprefeitura: Freguesia do Ó
Concentração: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Data: 25 de fevereiro, às 9h

Bloco Ma-Que-Bloco
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Avenida Brigadeiro Faria Lima
Data: 25 de fevereiro, às 15h

26/02

Bloco do Urubó
Subprefeitura: Freguesia do Ó
Concentração: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Data: 26 de fevereiro, às 10h

Bloco ESPício Geral
Subprefeitura: Vila Buarque
Concentração: Rua General Jardim
Data: 26 de fevereiro, às 16h

Bloco do Hercu
Subprefeitura: Jardim Herculano
Concentração: Rua Ignácio Limas
Data: 26 de fevereiro, às 14h

Bloco do Fuá
Subprefeitura: Bela Vista
Concentração: Rua Conselheiro Ramalho
Data: 26 de fevereiro, às 16h

Cordão do Triunfo
Subprefeitura: Santa Ifigênia
Concentração: Rua do Triunfo
Data: 26 de fevereiro, às 14h

27/02

Cordão Folclórico Itaquera Sucatas Ambulantes
Subprefeitura: Itaquera
Concentração: Rua Botuporã
Data: 27 de fevereiro, às 16h

Bloco Esfarrapado
Subprefeitura: Bixiga
Concentração: Rua Conselheiro Carrão
Data: 27 de fevereiro, às 10h

28/02

Bloco do Urubó
Subprefeitura: Freguesia do Ó
Concentração: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Data: 28 de fevereiro, às 8h

03/03

Bloco Ma-Que-Bloco
Subprefeitura: Sé
Concentração: Rua Maria Borba
Data: 03 de março, às 15h

04/03

Bloco da Catuaba
Subprefeitura: Centro
Concentração: esquina das ruas Luis Coelho e Frei Caneca
Data: 04 de março, às 14h

Bloco Rolando a Rocha Toda
Subprefeitura: Sé
Concentração: Rua Rocha, 193
Data: 04 de março, às 15h

Bloco do Bagaça
Subprefeitura: Lapa
Concentração: Rua Domingos Rodrigues com a Rua Isaac Annes
Data: 04 de março (horário não definido)

Bloco Kaya na Gandaia
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Largo Pinheiros
Data: 04 de março, às 14h

Banda Carnavalesca Macaco Cansado
Subprefeitura: Vila Madalena
Concentração: Beco do Batman
Data: 04 de março, às 11h30

Bloco Primavera, Te Amo
Subprefeitura: Centro
Concentração: Praça Roosevelt
Data: 04 de março, às 15h

Cordão do Jamelão
Subprefeitura: Bela Vista
Concentração: Rua Maria José
Data: 04 de março, às 14h

Bloco Erêtantã
Subprefeitura: Butantã
Concentração: Rua Pereira do Lago, 100
Data: 04 de março, às 14h

Rabusuju
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Esquina da Rua Luis Goes com Rua Napoleão de Barros
Data: 04 de março, às 13h

05/03

Bloco Cultural da Ala Confraternidade
Subprefeitura: Moema
Concentração: Avenida Aratãs
Data: 05 de março (horário não definido)

Bloco do Síndico
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Praça Edgard Hermelino Leite
Data: 05 de março, às 15h

11/03

Bloco Casa Comigo
Subprefeitura: Mooca
Concentração: Rua Visconde de Parnaíba, 1253
Data: 11 de março, às 16h

Blocos não confirmados

Foliópolis
Subprefeitura: Ipiranga
Concentração: Flor do Pinhal, 03 com rua Florestal, 45
Data: Em breve.

Quarteirão na Folia
Subprefeitura: Ipiranga
Concentração: Rua Canção do Exílio com Rua Menino do Engenho (Quadra do CCA Plácidos)

Folistela
Subprefeitura: Ipiranga
Concentração: Rua Pinto Nazário, 470

Boqueirão Folia
Subprefeitura: Ipiranga
Concentração: Rua Vitoria

Bloco Se Joga
Concentração: Rua Simão Álvares, 780 – Vila Madalena

Bloco do Descubra
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Largo Senador Raul Cardoso

Bloco Enterro dos Ossos
Subprefeitura: Vila Mariana
Concentração: Av. Lins de Vasconcelos (Praça Comunitária da Vila Mariana)

Os Madalena
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Rua Fidalga, 826

Cobras Da Oito
Subprefeitura: Butantã
Concentração: Rua Vilar da Veiga

Bloco Presepadas
Subprefeitura: Sé
Concentração: Rua Amazonas

Quero Morrer Amigo!
Subprefeitura: Sé
Concentração: Praça Marechal Deodoro

Bloco Carnavalesco Ressaca do Belo Gole
Subprefeitura: Lapa
Concentração: Rua Aliança Liberal,1010

Nu VucoVuco
Subprefeitura: Lapa
Concentração: Praça Cornelia

Marcelo Leme Cultural Parque Peruche
Subprefeitura: Casa Verde
Concentração: Espaço Cultural Parque Peruche -Rua Dr. Gabriel Covelli, 126

Bloco do Peri
Subprefeitura: Casa Verde
Concentração: Praça da Feira de Quarta, 20

Carnacol Folia
Subprefeitura: Parelheiros
Concentração: Rua Jackson Pollock

Bloco Gonzagão
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Esquina da Rua Costa Lobo com a Rua Felinto de Almeida

Mad Fitness
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Rua Fidalga, aproximadamente, 826

Núcleo Folia
Subprefeitura: Capela do Socorro
Concentração: Rua José Máximo Ferreira esquina com Rua Vira Folhas

MedPholia
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Rua Oscar Freire, 1900

Unidxs do Grande Mel
Subprefeitura: Sé
Concentração: Praça Dom José Gaspar

G.R.S.C. Escola de Samba Acadêmicos do Parque Bristol
Subprefeitura: Ipiranga
Concentração: Rua José Pinto Tavares, 120

Bloco Vou de Táxi
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Avenida Faria Lima esquina com Vupabussu

BloCão
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Praça Guilherme Cawal

Oração, o Bloco das Coleguinhas
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Rua da Consolação, 2659

Bloco Pirajá
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Avenida Faria Lima esquina com Pedro de Carvalho

Filhos de Glande
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Largo de Pinheiros

Descontrole Folia
Subprefeitura: Butantã
Concentração: Av. Vaticano

Bloco do Chocolatte
Subprefeitura: Vila Maria
Concentração: Rua Santo Elizeu

Bloco de Rua Sound System
Subprefeitura: Vila Maria
Concentração: Rua Roberto Caetano Maria Lenci

Bloco Vem Pro Trem das Onze
Subprefeitura: Jaçanã/Tremembé
Concentração: Rua Irmã Emerenciana

Bloco da Diversidade
Subprefeitura: Sé
Concentração: Largo do Arouche

Bloco da Dona Armênia
Subprefeitura: Sé
Concentração: Rua Paulino Guimarães, 56

Bloco Re FU GI Amados
Subprefeitura: Sé
Concentração: Rua Mauá, 400

Bloco Carnavalesco Tiohelião
Subprefeitura: Santana/Tucuruvi
Concentração: Rua Manuel Gaya, 700

Bloco Ressaca dos Amigos
Subprefeitura: Lapa
Concentração: Rua Gurupa, 210

Bloco do Gabi – Ousadia e Alegria!
Subprefeitura: Itaquera
Concentração: Rua Felipe Lauri, 4

Zumbido Afropercussivo
Subprefeitura: Freguesia do Ó/Brasilândia
Concentração: Casa de Cultura da Brasilândia

Bloco do Pequeno Burguês
Subprefeitura: Santana/Tucuruvi
Concentração: Praça Domingos Correia da Cruz

Ulião Skarnaval
Subprefeitura: Butantã
Concentração: Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM)

New Jazz
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Esquina da Mateus Grou com a Rua Cardeal Arcoverde

Amigos Atoa
Subprefeitura: Pinheiros
Concentração: Rua Oscar Freire

banner rodapé do site_tres_novo aqui_f

Post anterior Próximo post

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.