Dados sobre a Aids em São Paulo: 47.990 pessoas vivem com a doença na capital paulista

A prefeitura de São Paulo divulgou hoje, 29 de novembro, os números da Aids em nossa cidade. Os resultados não são desesperadores mas vale a atenção redobrada com os grupos mais jovens, que tiveram seu número de casos aumentado.

Os números mostram a evolução da doença na capital paulista entre 2006 e 2015. Dentre os dados sobre a Aids em São Paulo, destacamos o uma diminuição dos casos de HIV positivo nesse período, porém aumentou o número da doença entre homens, ficando quase que equilibrado o número de novos casos entre homens heterossexuais e homossexuais.

Outra preocupação, de acordo com a assessoria da prefeitura paulistana, é a demora na detecção e tratamento. Muitas pessoas fazem testes a cada ano ou até mais tempo, ficando mais sensível à imunodeficiência do vírus. “O teste é possível fazer todos os dias, e de graça. Existem 26 postos de teste de HIV gratuitos em toda cidade, portanto vale do cuidado de cada paulistano com sua saúde”, afirmam os representantes da secretaria da saúde em nota.

Alguns postos, como da rua Libero Badaró, é possível fazer o teste rápido de Aids, sífilis (doença sexualmente transmissível que mais cresceu no Brasil nos últimos anos), hepatite b e c. O funcionamento de alguns postos no centro de São Paulo é a partir das 7 da manhã e é possível pegar panfletos, aconselhamentos e preservativos.

Dados sobre a Aids em São Paulo e “Sampa Contra a Aids”, nova ação da prefeitura

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os casos de Aids na capital caiu 31,1%. Em 2006 eram 3027 novos casos e no ano passado, em 2015, foram 2084 casos.

sampa-contra-a-aids-dados-sobre-hiv-em-sao-paulo-02 sampa-contra-a-aids-dados-sobre-hiv-em-sao-paulo-01

Confira alguns dados sobre a Aids em São Paulo

De acordo com Alexandre Padilha, secretário municipal da Saúde de São Paulo, “a impressão que dá é que os jovens não estão preocupados com a doença pois não viveram os tempos difíceis de HIV, durante a década de 80 e 90”.
captura-de-tela-2016-11-29-as-18-43-14

captura-de-tela-2016-11-29-as-18-43-00

Dados sobre a Aids em São Paulo. Arte: G1

A estimativa é que 47.990 vivam com Aids na cidade de São Paulo. Ano passado 618 pessoas morreram vítimas de complicações do soropositivo.

Onde fazer testes de Aids em São Paulo

Confira nesse link oficial da secretaria da saúde onde você pode fazer o teste perto de sua casa.

Post anterior Próximo post

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.