A monogamia está em declínio, afirmam pesquisadores australianos. Em pesquisa feita pela The Melbourne Gay Community Periodic Survey, que observa e discute comportamento sexual de homens homossexuais e bissexuais na Austrália, uma afirmação pode ser dada como certa: 32% da população gay local vive em relacionamentos abertos e/ou poliamorosos.
Dentre 2886 homens entrevistados, a pesquisa também observou que 31% dos entrevistados vivem em relacionamentos monogâmicos e 23% que disseram que só estavam fazendo sexo casual.
Outra pergunta feita para os rapazes foi sobre pegação. Quase metade dos entrevistados (48%) relataram usar os aplicativos de como Grindr e Hornet para conhecer outros caras, apontando aumento do uso de tecnologias para relacionamentos. Apenas 29% disseram que se encontram em bares e baladas para marcar aquele rolezinho casual.
Diversão em alta, e cuidados com a saúde também!
Boas notícias… estamos mais cuidadosos em nossos encontros. Os resultados da pesquisa australiana indicaram que homens homossexuais e bissexuais (em relacionamento aberto ou não) estão com mais interesse em prevenção.
Em 2012 a pesquisa indicava que rapazes gays na Austrália faziam três ou mais testes de HIV e outras DSTs era de 11,9%, quatro anos depois o número quase dobrou, chegando a 22,8%.
A pesquisa também revelou que 5,1% dos homens HIV-negativo se previnem com profilaxia pré-exposição, ou PrEP, que é o uso de medicações antirretrovirais, medicações geralmente usadas para tratar a infecção pelo HIV, para prevenir a infecção pelo HIV em pessoas não infectadas.
“Nestes resultados, podemos ver como o comportamento de teste está mudando”, afirma Colin Batrouney, um dos diretores do Victorian Aids Council’s, uma espécie de departamento de saúde local.
“Fazer o teste a cada três meses é o mínimo e fundamental, especialmente se sua vida sexual está regularmente ativa e tem tido muitos parceiros”, conclui Colin.
Você pode baixar a pesquisa The Melbourne Gay Community Periodic Survey na íntegra aqui, em nosso Três de Paus, e claro, pode ler nossa websérie que aborda relacionamento aberto, poliamor e os desafios de ser diferente em nossa sociedade. 😉
Nenhum comentário